quarta-feira, 19 de março de 2008

Ovulação, período fétil, menstruação...

A ovulação é a saída do óvula do ovário, esse processo se inicia em uma menina por volta dos 12, 13 anos de idade. Às vezes essa primeira ovulação ocorre um pouco antes, outras vezes um pouco mais tarde, pois cada um tem seu tempo.
No período da ovulação, sob estímulo de hormônios, o útero se prepara para abrigar um embrião, que se formará apenas se o óvulo for fecundado, então a mucosa do útero que reveste a cavidade deste órgão, se desenvolve, preparando o local para a fixação do embrião.
Caso não ocorra a fecundação , o "ninho" que havia sido preparado se desfaz, misturando esse material a uma certa quantia de sangue, originado do rompimento de vasos sanguíneos formados com o desenvolvimento da mucosa uterina. O sangue e os restos da mucosa uterina são eliminados através da vagina.
Esse fenômeno recebe o nome de menstruação e, geralmente, costuma durar de três a cinco dias, mais ou menos.
Assim, a primeira menstruação - chamada menarca - costuma ocorrer por volta dos 12 ou 13 anos de idade, depois da primeira ovulação.
Nos dias próximos à ovulação a mulher está em seu período fértil, isto é, seu organismo está na época mais favorável para engravidar.
Para engravidar a mulher deve receber espermatozóides no período fértil, por meio de relação sexual.
Relaçãoes sexuais nesse período tem mais chances de resultar em gravidez.

Um comentário:

Anônimo disse...

adorei , me ajudou bastante.