quarta-feira, 19 de março de 2008

Opção Sexual ou Orientação sexual

O termo orientação sexual é considerado, atualmente, mais apropriado do que opção sexual ou preferência sexual. Isso porque opção indica que uma pessoa teria escolhido a sua forma de desejo, coisa que muitas pessoas consideram como sem sentido. Assim como o heterossexual não escolheu essa forma de desejo, o homossexual (tanto feminino como masculino) também não, pois, orientação poderá estar determinada por factores biogenéticos, sejam questões hormonais ou genes que possam determinar esta predisposição.
A orientação sexual indica que uma pessoa se sente preferencialmente atraída fisicamente e/ou emocionalmente.
A orientação sexual pode ser:
Assexual: (nenhuma atracção sexual): Assexualidade é a idéia de orientação sexual caracterizada pela indiferença à prática sexual, ou seja, o assexual é um indivíduo que não sente atração sexual tanto pelo sexo oposto quanto pelo sexo igual. Algumas pessoas acreditam que a assexualidade não é uma orientação sexual mas uma disfunção sexual
Bissexual: (atracção por ambos os gêneros): A bissexualidade consiste na atracção fisica, emocional e espiritual por pessoas tanto do mesmo sexo como do oposto, com níveis variantes de interesse por cada um, e à identidade correspondente a esta orientação sexual.
Heterossexual: (atracção pelo gênero oposto): refere-se a atração sexual entre indíviduos de sexos opostos, e é considerada a mais comum orientação sexual nos seres humanos
Homossexual: (atracção pelo mesmo gênero): Homossexualidade define-se por atração física, emocional, estética e espiritual entre seres do mesmo sexo.
Travestis: Travesti era originalmente alguém que se vestia com roupas do sexo oposto para se apresentar em shows e espetáculos, mas essa prática passou a designar hoje em dia principalmente os transgêneros, que após adquirirem formas femininas através de perigosas injeções de silicone industrial muitas vezes são empurrados à prostituição por falta de oportunidades nas grandes cidades.

Nenhum comentário: