segunda-feira, 24 de março de 2008

Puberdade


A puberdade é uma parte da adolescência que inicia com o aparecimento dos caracteres sexuais secundários (broto mamário, aumento do testículo e/ou desenvolvimento de pêlos pubianos), até o completo desenvolvimento físico e parada de crescimento.
A idade de início da puberdade apresenta ampla variação individual, ocorrendo no sexo feminino mais freqüentemente entre 10 e 13 anos e no sexo masculino entre 12 e 14 anos de idade. O processo da puberdade ocorre em diversos setores do organismo, porém as manifestações mais evidentes e marcantes relacionam-se ao aumento de altura e peso e à maturação sexual.

Um comentário:

Anônimo disse...

Eu soh tenho 10 anos mas a minha puberdade começou,é toltamente igual u q está acuntecendo comigo com u q está escrito aí por isso eu decidi posta um comentário pq eu queria saber sobre isso e acabei de saber que é totalmente normal bjus