quarta-feira, 12 de março de 2008

O órgão genital masculino






O sistema genital masculino é constituído por vários órgãos como: o pênis, o escroto, uretra, glândulas bulbouretrais,ureter,bexiga, glândula seminal, próstata, ducto deferente, ducto ejaculatório, epidídimo e testículo.
O pênis é o órgão sexual masculino com o formato cilíndrico, entre os 10 a 18 centímetros no seu estado ereto.Ele é formado por dois tipos de tecidos .Atua em duas funções: na reprodução e na excreção.
O escroto é um saco externo de pele e músculo que contém os testículos. Ele fica atrás do pênis.
Uretra é o canal por onde sai a urina e o esperma.
As glândulas bulbouretrais fica debaixo da próstata,e são responsáveis pela secreção pré-ejaculatório que integra em cerca de 5% o fluido seminal .
O ureter é um tubo que faz parte das vias urinárias e que liga a pelve do rim à bexiga. A sua função é propelir a urina do rim até à bexiga,que é um órgão que armazena a urina, produzida pelos rins.
As vesículas seminais são duas glândulas que produzem um líquido viscoso, o líquido seminal, que vai se misturar à secreção prostática e aos espermatozóides vindos do duto ejaculador, para formar o sêmen. É o local onde se produz a maior quantidade (80%) do líquido seminalque nutre os espermatozóides e facilita sua mobilidade.
A próstata é uma glândula exócrina que faz parte do sistema reprodutor. A sua função é produzir e armazenar o fluido seminal, que compõe o sêmen.
O ducto deferente é um vaso que conduz os espermatozóides a partir do epidídimo, que é o local onde eles são armazenados após serem produzidos nos testículos.
Os ductos ejaculatório causam a ação da emissão , em que os espermatozóides são depositados na uretra prostática.
O testículo fica dentro do escroto, ele produz as células de fecundação chamadas de espermatozóides (os gametas masculinos).A cada corpo masculino tem dois pares e são protegidos fora do corpo por uma bolsa chamada escroto. Têm função de glândula, produz hormônios masculinos. Sua função é homóloga a dos ovários das fêmeas.

Nenhum comentário: